O Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia juntamente com a Profuncionário convida os Formandos do Profuncionário para a Solenidade de entrega dos Certificados de Conclusão de Curso dia 22/10/08 às 08h30min, no Auditório da Escola Tenda do Caminho situada na Rua 201 nº 244 Vila Nova Goiânia GO (próximo ao NTE). ticipar da Solenidade de entrega dos Certificados de Conclusão do Curso no dia 23 de43-050 Goiânia
sábado, 11 de abril de 2009
Intel® Educar
Intel® Educar
Foi realizado em Inhumas na Escola Estadual João Lobo Filho e Araçu Escola Estadual Artur Costa e Silva o curso Essencial Intel, onde os professores Formadores do NTE-Goiânia , Nilsangela Santos e Leo filho ministraram o curso no Laboratório da Oficina Digital.
O programa Intel® Educar é uma iniciativa mundial que congrega recursos de empresas líder em alta tecnologia visando melhorar a integração da tecnologia em sala de aula. Este programa foi desenvolvido para abordar os desafios com os quais os professores deparam ao aplicar efetivamente a tecnologia da computação para melhorar a aprendizagem do aluno. O curso incorpora o uso da Internet, projeto de Web page e software multimídia. Os professores saem do curso levando um Portfólio de Unidade solidamente documentado que envolve os alunos no uso da tecnologia visando atender as normas de “utilização legalizada” e dos direitos autorais.
Conheça O Portal da Escola Estadual Costa e Silva
http://www.escolaestadualcostaesilva.com.br/
Veja também o Site de Leitura produzido pela professora Laura Beatriz e Glaucia Menezes durante o curso.
http://br.geocities.com/glaucia_menezes2/site_leitura.htm
Blog do Clube do professor
Visitem o Blog do Clube do Professor http://clubprofessorgyn.blogspot.com/
Esse blog tem como objetivo compartilhar os temas das oficinas abordadas nos encontros do Clube do Professor. E será um espaço de interação
com pessoas amante de um bom filme que queira sugerir e levá-los a sala de aula
A professora Formadora Maria das Graças do NTE Goiânia
Nossos escontros geralmente acontecem aos sábados no Centro Cultural da CARA Video na Rua 83. Sempre que acontecer pretendo compartilhar com vocês no blog do Clube dos professores. Entrem contato caso queiram dar sugestões para melhorar nosso blog. mdgrassa@hotmail.com
Agenda de Cursos 2º Semestre
O Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Goiânia vem buscando aprimorar cada vez, mais a formação dos profissionais da educação, tendo como pressuposto a articulação entre teoria e prática na suas múltiplas manifestações, assumindo que a reflexão deve sempre partir do contexto escolar. O contexto atual da educação exige profissionais antenados com as tecnologias disponíveis na sociedade. Exige ainda, que estes profissionais saibam não apenas utilizar estas tecnologias, mas utilizá-la com uma visão crítica e criativa. Consideramos que o Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia é um lócus para propor este tipo de formação.
A nossa preocupação vai além do mero aspecto técnico, pois, o aspecto pedagógico de utilização das TIC é essencial para o seu uso satisfatório. Acreditamos que nossos cursos de formação vão além do aspecto instrumental e que o processo de formação continuada dos professores da Rede Estadual de Educação pode proporcionar um uso efetivo e adequado das tecnologias disponíveis na escola.
Para tanto, propomos cursos para professores, no sentido de formá-los para o uso das Mídias (internet, televisão, vídeo, propaganda, material impresso, livros, audio), propondo não apenas dar-lhes condições de utilização, mas acompanhá-los depois da formação na prática com os seus alunos. Os cursos são divulgados por e-mail ou via pasta na subsecretaria.
Sendo assim, nosso trabalho se justifica pela necessidade de formar e acompanhar professores de sala de aula, de escolas que possuem laboratórios de informática e outros recursos tecnológicos, para o uso das mídias disponíveis com seus alunos. Para tanto, faz-se necessário viabilizar condições favoráveis ao processo de formação destes professores da unidade, os mesmos poderão fazer cursos no contra turno que trabalha na escola. Compreendemos que entre estas condições destaca-se a disponibilidade de o Professor Dinamizador de Laboratório capacitar-se no período de trabalho de preferência com dispensa de suas atividades enquanto dinamizador, para que ele tenha habilidades necessária para ajudar na utilização das mídias de forma pedagógica com professores e alunos tendo em vista a aprendizagem.
Estamos de portas abertas para tirar dúvidas e ajudar no que for de nossa competência.
Palestra: Ciência, Tecnologia e Percepção da Realidade
Palestra: Ciência, Tecnologia e percepção da realidade em Weber e Durkheim
Prof. Convidado: Gilberto Lacerda dos Santos ( UnB)
Data: 29/09/08
Horário: 15 h
Local: Auditório da Arquitetura da UCG
Promoção do Programa de Pós-graduação em Educação da UCG
Congresso
Os partcipantes do Grupo Blogs Educativos durante os últimos anos,têm produzido excelentes trabalhos, muito deles já divulgados pela mídia.
O Congresso, portanto, será um espaço formal para apresentação e reconhecimento das experiências do grupo.
Além disto, é a possibilidade de troca de informações com outros professores, que estejam começando, ou que pretendam utilizar as Tics em sala de aula.
Participe!!
informações Completas entrem no blog: http://congresso-tec-educacao.blogspot.com/
O Bluelab
O BlueLab® é um software que oferece diversos recursos para condução de aulas nos laboratórios de informática:
Exibir a tela do professor nos computadores dos alunos - O recurso de Enviar Tela permite ao professor ou instrutor exibir sua tela em tempo real, diretamente nos computadores dos alunos selecionados. Isso facilita demonstrações e exposições de exemplos no laboratório de informática e ajuda a reter a atenção do aluno que ganha foco na aula.
Monitorar os computadores dos alunos - Enquanto os alunos desenvolvem suas atividades, o professor pode acompanhar de seu computador o que eles estão fazendo. Dessa forma, o professor pode verificar mais rapidamente e com maior precisão quais alunos estão com dificuldades e se os alunos estão realizando as atividades planejadas.
Marcações visuais na tela - O BlueLab® ainda oferece ferramentas de desenho que permitem ao professor e aos alunos fazerem marcações diretamente sobre a tela. Estas marcações (como texto, setas e figuras) podem ser compartilhadas e são úteis para realçar informações do conteúdo que está sendo exibido na tela.
Enviar arquivos - No BlueLab®, compartilhar e distribuir arquivos para os alunos é muito simples. Com um clique o professor pode escolher e enviar para todos os computadores o arquivo que deseja trabalhar em sua aula.
Integração com Office e Internet Explorer - Este recurso facilita o compartilhamento de links da Internet, pois permite ao professor compartilhar uma página (link) clicando no botão do BlueLab diretamente no Internet Explorer, sem perda de tempo. O mesmo pode ser feito nos aplicativos do Office, fazendo com que o documento corrente seja instantaneamente enviado para o computador dos alunos.
Pedir Atenção - O recurso Pedir Atenção permite ao professor chamar a atenção dos alunos, bloqueando seus computadores momentaneamente. Isso faz com que os alunos dêem foco na explicação do professor e não se distraiam com outras coisas.
Questionários e avaliações automáticas - O professor ou instrutor pode criar de forma rápida e elaborada um questionário com várias perguntas e enviar a todos os alunos. Essas perguntas podem incluir respostas dissertativas, Sim/Não, com múltiplas escolhas e incluir imagens ilustrativas. Os resultados são exibidos de forma gráfica e fornece várias estatísticas que auxiliam o professor a determinar rapidamente o aproveitamento dos alunos, identificando as questões com maior índice de erros que precisam de revisão.
Recursos de Aula - Os recursos de aula oferecem funções para o professor: bloquear a internet, MSN (messenger) ou outros aplicativos por um determinado tempo, auxiliando o professor na condução de atividades que requeiram foco dos alunos.
NOVOS DESAFIOS PARA OS EDUCADORES
Recebi do site Escola Conectada links para os textos do livro do professor José Manuel Moran e estou repassando, por entender que os desafios trazidos com a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação nas escolas, são cada vez maiores e mais complicados.
Precisamos ficar atentos e atualizados, caso contrário, elaborar boas e inovadoras práticas na sala de aula será muito difícil!
Para saber mais sobre os novos desafios para o educador, clique aqui.
Os textos são do livro "A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá". Papirus, 2007.
O agitado dia a dia do professor daqui a dez anos
Educação Inovadora na Sociedade da Infiormação
As possibilidades das redes de aprendizagm
O Professor Moran é professor aposentado de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (ECA/USP), avaliador de cursos à distância pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Coordenador de Educação Online da Faculdade Sumaré/SP.
Esse Site http://proavirtualg29.pbwiki.com/ tem um modelo de projeto de aprendizagem
Achei super interessante e para falar a verdade foi um achado, pois estava procurando um material interessante para trabalhar com propaganda com minhas alunas da UEG. E nele encontrei tudinho! Aproveitem também, pois o materail é muito bom e pode ser desenvolvido com alunos do ensino fundamental e médio também.
Aqui também
Um projeto de Construção de um Jornal elaborado por alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental. Muito legal! E uma ótima dica para você trabalhar em sua escola. Entre e confira!
http://www.projetopresente.com.br/revista/rev6_geografia.pdf
Proinfo Integrado
Proinfo Integrado capacitará 100.000 professores em 2008
Fonte: Portal MEC
A partir de abril, o Ministério da Educação (MEC) está implementando um amplo projeto de formação de professores e gestores da rede pública de ensino para utilização de tecnologias da informação em sala de aula. É o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), cuja meta é capacitar 100 mil participantes somente neste ano.
O programa oferecerá dois cursos. O primeiro, com carga horária de 40 horas, é de introdução à educação digital. Ele tem como objetivo familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização de recursos básicos de computadores e internet. O segundo, cuja carga horária é de 100 horas, abordará o potencial pedagógico das tecnologias, preparando os professores para planejar e utilizar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) em situações de ensino e aprendizagem na escola.
De acordo com o MEC, os dois cursos serão oferecidos de forma independente. Num primeiro momento, eles serão destinados aos professores e gestores de escolas da rede pública de ensino que tenham recebido laboratórios de informática do ProInfo, a partir de 2005. Os computadores adquiridos já trazem o sistema operacional Linux Educacional, software livre especialmente criado para as escolas públicas brasileiras, contendo diversos conteúdos e ferramentas de produtividade.
As Multiplicadoras Ana Maria e Graça que participaram em Brasília da primeira etapa do programa, já repassaram aos multiplicadores do NTE Goiânia o curso de introdução à educação digital, primeira etapa de 40 Horas. Esse evento ocorreu na semana de 11 a 15/08/2008. Em seguida, cada multiplicador ministrará o curso diretamente nas escolas.
Essa semana estamos em planejamento e em breve vamos passar a agenda de formação do curso introdução à educação digital.
m atentos!
Atividades do Curso
Módulo 7
Módulo 8
Módulo 9
Curso Disseminador de Educação Fiscal
Estará acontecendo nesse bimestre o curso Disseminador de Educação Fiscal. O curso será realizado a distância (internet) sendo 2 encontros presenciais. Os interessados deverão enviar e-mail com a ficha de inscrição preenchida para professora Aleida ( aleidasouza@yahoo.com.br ) e para professora Graça ( mdgrassa@hotmail.com ). Orientações pelo fone 3213-5736.
Obs:
Grupo Nacional de Educação Fiscal se reunirá em Goiânia
O Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF) se reunirá em Goiânia. A 40ª Reunião do GEF será realizada no período de 2 a 5 de setembro, no San Marino Suite Hotel.
O Grupo Nacional de Educação Fiscal tem o objetivo de implementar, desenvolver e dar sustentabilidade ao Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), criado para proporcionar a participação do cidadão sobre o controle social e fiscal do Estado e promover a conscientização tributária.
O San Marino Suite Hotel fica na rua 5, n.º 1090, no Setor Oeste.
Grupo Nacional de Educação Fiscal se reunirá em Goiânia
O Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF) se reunirá em Goiânia. A 40ª Reunião do GEF será realizada no período de 2 a 5 de setembro, no San Marino Suite Hotel.
O Grupo Nacional de Educação Fiscal tem o objetivo de implementar, desenvolver e dar sustentabilidade ao Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), criado para proporcionar a participação do cidadão sobre o controle social e fiscal do Estado e promover a conscientização tributária.
O San Marino Suite Hotel fica na rua 5, n.º 1090, no Setor Oeste.
Curso de Educação Fiscal
Pré-requisitos:
Conhecimento básico de informática;
Ter e-mail;
Ter acesso à internet;
Concluir o Curso (Não pode haver desistência).
Interessados entrar em contato com o NTE pelo e-mail (ntegoiania@yahoo.com.br) para solicitar a ficha de inscrição, ou pelo telefone 3213-5736.
Oficina Digital da Brasil Telecom
1ª capacitação da Oficina Digital - Curso Básico
Dos dias 12 a 16 e de abril os professores formadores Nilsangela Santos e Leo filho realizam a primeira capacitação – Curso Básico - para o uso das Oficinas Digitais da Brasil Telecom - o programa Intel® Educar Fundamentos básicos com 24 horas de duração. Foi distribuído para cada professor uma manual da Intel com conteúdo e metodologia específica para uso da OD.
Neste curso foram desenvolvidos conteúdos bá
de ensino-aprendizagem para o século 21: Desenvolvendo Habilidades do Século 21; Aprendendo os Fundamentos Básicos sobre Computadores e Internet; Desenvolvendo Pensamento Crítico e Colaboração; Descobrindo o Processador de Textos; Utilizando o Processador de Textos; Descobrindo a Multimídia; Utilizando Aplicativos de Multimídia; Descobrindo as Planilhas; Utilizando Planilhas; Desenvolvendo Abordagens do Século 21; Planejando e executando Seu Plano de Ação e Revisando e Compartilhando Seu Plano de Ação. Este conteúdo foi trabalhado os professores da escola Artur Costa e Silva de Araçu e na Escola João Lobo Filho em Inhumas
O projeto foi concebido pela Brasil Telecom em parceria com Secretarias de Educação de estados e municípios. Promove a capacitação de professores e alunos para que utilizem tecnologia de ponta de informática e telecomunicações em sala de aula, em escolas públicas. Até o final de 2008 mais 50 Oficinas Digitais serão instaladas. O programa prevê a implantação de 500 Oficinas Digitais até o ano de 2010. O programa tem ainda o apoio do portal iG, da Intel e da Microsoft. O público alvo é formado por crianças e jovens em idade escolar que estejam cursando o ensino fundamental e médio.
Cada Oficina Digital tem até 22 computadores para uso dos alunos e dos professores e toda a infra-estrutura necessária ao seu funcionamento, como impressora/scanner a laser e máquina fotográfica digital. Cada monitor tem uma câmera e fone de ouvido que possibilitam o treinamento e o ensino à distância. A conexão dos computadores à banda larga Turbo permite acesso rápido à internet, otimizando o processo educacional e o tempo das aulas. Também possibilita acesso às fontes de pesquisa mais relevantes e a sites educacionais indicados pelo MEC e outras entidades. O laboratório está interligado diretamente ao Cyber Data Center da Brasil Telecom, onde se concentram as funções críticas de processamento de informações.
O filtro de conteúdos é unificado, seguindo orientação das Secretarias de Educação. Essa rede inteligente propicia, ainda, as condições necessárias para o cadastro centralizado de todos os alunos envolvidos no programa – o que facilita o acompanhamento do desempenho do aluno por professores e pais. Cada Oficina Digital reúne as condições ambientais adequadas para melhorar a qualidade de ensino da escola. A Brasil Telecom custeia integralmente todas as despesas do programa pelo período de 18 meses.