sábado, 24 de outubro de 2009




O Banco Internacional de Objetos Educacionais tem por objetivo principal localizar, catalogar, avaliar e disponibilizar objetos educacionais digitais elaborados em diversas mídias nas áreas de conhecimento previstas pela educação infantil, básica, profissional e superior.

O Banco Internacional de Objetos Educacionais tevê início em 2007, sendo lançado nacionalmente em 2008.


Fonte:


Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia



Aproprie-se


http://objetoseducacionais2.mec.gov.br

















Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.


"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" Passe adiante! Precisamos começar JÁ!
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo
vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos,
inclusive em respeitar o planeta onde vive...o papel da escola é passar
o conhecimento e não a educação


Veja também o vídeo " O Poder da visão"







Interatividade encurta distância em ensino



O trabalho e uma mãozinha da educação à distância ajudam a encurtar o caminho para o sucesso.


MEC avalia cursos de educação a distância Vídeo

  • Das 13 instituições analisadas até agora, todas apresentaram problemas. Elas representam 12% do total, mas concentram 61% dos estudantes de graduação a distância.


Desenhos do TuxPaint?

Para muitos o Tuxpaint é apenas um programa de desenho. Realmente foi idealizado para isso, porém pode ser muito bem aproveitado na sala de aula, da educação infantil a até o ensino médio.
Para os jovens artistas, o Tux Paint possui uma interface simples, tamanho fixo de tela e, para prender a atenção dos pequenos usuários, o software também oferece suporte a som e animação em diálogo. Além do pincel, paleta de cores e formas básicas (quadrados, retângulos, círculos, que podem ser girados antes de serem inseridos na imagem), o programa também traz outras ferramentas, como o carimbo, que permite o uso de algumas formas prontas (animais, vegetais, meios de transporte, moedas de outros paises, utensílios doméstico, carinhas, datas comerativas). Há, ainda, a possibilidade de adicionar efeitos especiais às imagens.
O aluno pode criar paisagens, com personagens, carros, assim sua própria estória em quadrinhos.
Dê asas a criatividade de seus alunos. Com bastante criatividade, é possível criar diversas atividades no qual são trabalhas diversas competências e habilidades, como a lateralidade, esquema corporal, cores, formas geométricas, numerais, criar gráficos, tabelas, e tudo que sua imaginação desejar.



Onde são salvos os Desenhos do TuxPaint?

Os desenhos do TuxPaint são salvos em /home/aluno/.tuxpaint/saved, caso você esteja logado como professor fica assim /home/professor/.tuxpaint/saved
Este diretório no Linux é escondido (inicia com ponto) então você tem que acessar digitando o endereço no konqueror ou outro navegador de arquivos.



* Pasta do Usuário e acrescente no campo Localização - /.tuxpaint/saved/, tecle enter e pronto, os arquivos salvos serão exibidos no quadro principal com extensão .png.




Tux Paint



"Encoraje as crianças a serem criativas com um programa que ensina a desenhar no computador."


Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.


Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado "Tux". Assim, não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as suas ferramentas, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções mais apropriadas.
Além de poder colorir algumas figuras prontas, as crianças também vão poder criar os seus próprios desenhos, com direito a carimbos e uma série de efeitos especiais que deixam os usuários soltarem a imaginação, incluindo efeitos de arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, e muitos outros.


O programa tem o alfabeto em LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais.



Fazer o download do programa Clique aqui


Atenção baixar os dois arquivos.




A TV Escola está no Youtube

Na correriaAcesse http://www.youtube.com/tvescola e conheça o seu canal da educação no maior portal de vídeos do mundo.

Lá vocês encontrarão as produções da TV Escola e também poderão acompanhar os principais destaques da programação mensal da grade. Com o canal da TV Escola no You Tube vocês também poderão opinar sobre os programas deixando sugestões/reclamações/elogios e ainda fazer parte como membros do grupo.


A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. A proposta da TV Escola é proporcionar ao educador acesso ao canal e estimular a utilização de seus programas, contribuindo para a melhoria da educação construída nas escolas.


SALTO PARA O FUTURO


Neste site você encontrará publicações eletronicas, artigos, entrevistas, dissetações, livros , que podem ser baixados totalmente grátis.

Vamos fazer da leitura uma constante no nosso cotidiano.

Para acessar clique aqui

Material do curso de 100 h - Proinfo Integrado

Após o término do curso de Introdução à Educação Digital está sendo implementado um curso de 100 horas --> Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC, dentro da proposta de formação do Proinfo Integrado - SEED/MEC




Unidade 1 - Tecnologia na sociedade, na vida, na escola;

Unidade 2 - Hipertexto, hipermídia, Internet;

Unidade 3 - Práticas pedagógicas e Mídias digitais;

Unidade 4 - Tecnologia e Currículo.


Objetivos do Curso:


Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Segue anexo o link dos cursos do NTE no site da SEDUC.

http://www.educacao.go.gov.br/educacao/noticias/not.asp?Codigo=1803

NTEs-II Seminário

Acontecerá nos dias 03 e 04/12/2008 o II Seminário de Estudos e Pesquisas dos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Goiás - "Desafios na Formação de Professores em Tecnologias Educacionais".

O seminário é dirigido a professores Formadores dos Núcleos de Tecnologias educacionais (NTE) de todo o Estado de Goiás, professores dinamizadores, gestores e vice-gestores das Unidades Educacionais, jurisdicionadas aos NTE's, bem como a coordenadores e todos os professores interessados em discutir sua formação em tecnologias para a educação.

A proposta metodológica objetiva sistematizar e divulgar as experiências bem-sucedidas nessa área e discutir as diferentes modalidades de formação de professores na integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.see.go.gov.br