Tecnologias na Educação

Tecnologias Assistivas


 O DOSVOX é um sistema para computadores tipo PC com uma interface de síntese de voz para usuários cegos ou com baixa visão, desenvolvido pelo Professor José Antonio Borges e sua equipe no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Clique na imagem para Acessar o site e fazer download do software.


A Rede Entre Amigos de Informação sobre a Deficiência tem por objetivo disponibilizar informações, orientar e encaminhar crianças e adolescentes com deficiência, seus familiares, pessoas relacionadas, profissionais e demais membros da sociedade, através de parceria entre várias instituições, no oferecimento de diferentes tipos de suporte, via internet. Clique na imagem para acessar.

PECS - Sistema de Comunicação por Figuras. São muito importantes na vida de um autista.




O Ministério da Educação lança o Mecdaisy, uma solução tecnológica que permitirá a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado



ZAC Browser. Um navegador repleto de atividades que ajuda crianças com sinais de autismo e outros distúrbios semelhantes. Para instalar  no seu computador clique na imagem.
PARA ACESSAR AS PÁGINAS CLIQUE NA IMAGEM OU LINK ABAIXO


      Site educativo para aprender brincando.

Aqui você encontra livros digitais sobre química.


2011 - O Ano da Química - Modelo de constituição: substâncias e transformações químicas

2011 - O Ano da Química - Propriedades das substâncias e dos materiais

2011 - O Ano da Química - Transformações: caracterização, aspectos energéticos e dinâmicos


Neste site você encontra recursos para suas aulas de História


A TV Escola é o canal da educação. É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender.



Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.
Nesse momento o Banco possui 12.359 objetos publicados, 3.300 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 1.944.526 visitas de 165 países


   
O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.


Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.


Comunidade Linux educacional. Aqui você encontra dicas para uso do Linux na Escola. I



 
   Site para criar histórias em quadrinhos.  Ótimo para aulas de inglês.

O PROATIVA dedica-se a pesquisa e produção de objetos de aprendizagem (OA), recursos digitais (vídeo, animação, simulação etc) os quais permitem que professores e alunos explorem conceitos específicos em diversas áreas de conhecimento, voltados para o ensino médio e fundamental.


ELO (Ensino de Línguas Online) é um sistema de autoria para a produção de objetos interativos de aprendizagem, voltados especialmente para o ensino de línguas.


Site com atividades lúdicas para crianças


Portal EduKbr é
um ambiente educacional motivador, atraente, lúdico e seguro, desenvolvido pela
equipe multidisciplinar do Grupo de Pesquisas KBr/PUC-Rio, com a colaboração e
parceria da Affero – empresa de tecnologia voltada para a Educação.
O portal www.maquinadequadrinhos.com.br é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turminha.

O movimento Criança mais segura visa gerar ativistas pela causa, capacitando e compartilhando conteúdos que permitam a educação da criança e do jovem no uso saudável e ético da tecnologia.


O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem.




O Laboratório Didático Virtual tem como principal objetivo construir uma infra-estrutura pedagógica e tecnológica- comunidade de aprendizagem- que facilite o desenvolvimento de projetos de física na escolas e incentive no aluno: o pensamento crítico, o uso do método científico, o gosto pela ciência e principalmente a reflexão e compreensão do mundo que o cerca.





O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004
 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de
conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os
usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual
que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores
 e para a população em geral.
O Racha Cuca é um site de entretenimento inteligente, dedicado para todas as idades.
Aqui você encontra desde jogos online até problemas de lógica.
Além disso, temos palavras-cruzadas, anagramas, enigmas, trivias e quizzes enviados pelos  usuários.




Site do IBGE para exploração dos países. Um ótimo recurso para diversificar as aulas de Geografia, Inglês, Espanhol...

 Jogo da Glória






Aprenda Inglês de forma divertida. Este site apresenta diversos recursos para auxiliarem as crianças aprender a escrita e pronuncia do inglês. Dentre os recursos estão disponíveis músicas, arquivos, jogos, entre outros.


Site para aula de Arte. O Google lançou um novo projeto, baseado nos recursos do Street View, este novo serviço chamado de Google Art Project permite realizar um tour virtual dentro de museus.



Cambitolândia Brasil. Site com diversos recursos para diversificar sua aula proporcionando aprendizagens significativas e interativas na web.





Aprenda Português de forma lúdica com o Jogo da Glória Virtual. 








Site com acervo de livros falado da literatura brasileira. Acervo disponível para a audição de pessoas com deficiência visual e instituições previamente cadastradas.